in

Implante Dentário Gratuito pelo SUS – Veja como conseguir

implante dentário gratuito pelo SUS
implante dentário gratuito pelo SUS

Há casos de pessoas que necessitam de implantes dentários, esse procedimento muitas vezes é inacessível pelo seu alto valor, mas é possível conseguir um implante dentário gratuito pelo SUS.

Por isso, a saúde e estética bucal são extremamente importantes para todos os cidadãos por garantir sua auto estima e o bom funcionamento do sistema digestivo, já que a mastigação e os dentes são a porta de entrada para uma boa alimentação.

Confira mais detalhes de como conseguir o seu implante dentário gratuito pelo SUS neste artigo!

O que são implantes dentários?

Um implante dentário é uma espécie de cirurgia para repor algum dos seus dentes. Normalmente é colocado um cilindro de titânio no osso na parte inferior à gengiva para que haja uma espécie de simulação da raiz do dente e por cima dela, é colocado um novo dente. 

Quem pode fazer um implante dentário?

Não há restrições como, por exemplo, a idade para quem deseja realizar um implante dentário, apenas basta ter um indicativo de um dentista responsável.

Pessoas que perderam alguns dos seus dentes ou necessitam de sua extração por alguma razão, podem realizar o procedimento.

Existem pessoas que realizam o procedimento por estética, mas podem existir outros métodos menos invasivos a serem trabalhados, por isso é preciso consultar seu cirurgião dentista. 

Existem contraindicações para fazer implante dentário?

O implante dentário se trata de uma cirurgia, por isso é bom estar num estado geral de saúde que dê segurança para realização do implante.

Se você tem doenças crônicas como diabetes, anemia, infecções, pressão alta etc. é possível realizar o procedimento desde que com a liberação do seu médico e com os exames ok.

Alguns tipos de patologia são impeditivos para realização do implante dentário devido aos medicamentos utilizados como é o caso de pessoas com neoplasias malignas, doença de Paget e alguns casos de osteoporose, pois elas utilizam medicamentos da classe dos bifosfonatos que inibem a remodelação óssea e podem causar até necrose.

Além disso, crianças e adolescentes que ainda não finalizaram o ciclo de crescimento ósseo devem aguardar, pois se não o processo de crescimento pode acabar mudando os implantes de posição e gerando problemas mais graves como o implante não seguir o crescimento do rosto.

Quais são os exames necessários para colocar um implante dentário?

Antes de realizar um implante dentário, o cirurgião precisará analisar sua real necessidade e o estado do osso que fica abaixo da gengiva, onde será colocado o cilindro de titânio.

Os exames comumente realizados são a radiografia panorâmica para mostrar a situação e altura do osso e a tomografia computadorizada para mostrar com mais precisão a altura e largura do osso.

Podem ser solicitados alguns outros exames caso o paciente tenha desconfiança de outras patologias crônicas como taxas de glicose, hemograma, exames de sangue para detectar infecções etc. 

Como é feito o implante dentário?

O implante dentário deve ser planejado a partir da realização da tomografia computadorizada, em que há uma programação da cirurgia através do computador pelo cirurgião dentista.

O paciente receberá uma anestesia, é realizado uma incisão com bisturi para visualização da área onde será realizado o implante no osso. São colocadas e feitas suturas para unir os bordos da gengiva.

O procedimento pode levar até 2 horas dependendo do número de implantes ou complicações que ocorram ao longo da cirurgia.

Após essa primeira fase ser finalizada, o paciente deve aguardar uma média de 8 meses para colocar os dentes definitivos.

Quanto custa um implante dentário?

Um implante dentário no Brasil não pode ser realizado por qualquer um já que eles são muito caros. Os implantes de material nacional chegam a 3,5 mil reais, enquanto os de material importado podem chegar a 16 mil. 

É possível fazer implante dentário gratuito pelo SUS?

O SUS disponibiliza diversos insumos de saúde gratuitamente permitindo a cidadãos brasileiros que realizem procedimentos e recebam medicamentos de alto custo gratuitamente.

O SUS conta com um programa em específico para implante dentário gratuito pelo SUS, o Brasil Sorridente, que está em funcionamento desde 2004.

O implante dentário e a ortodontia entraram no programa em 2011 e para conseguir o seu implante dentário gratuito pelo SUS é necessário ter o seu cartão do SUS cadastrado na cidade em que você reside.

Nem todos os municípios disponibilizam a realização do implante dentário gratuito pelo SUS, tendo somente 19 cidades em todo o Brasil que realizam o procedimento.

Como conseguir e solicitar o implante dentário gratuito pelo SUS?

Nem todos os municípios disponibilizam a realização do implante dentário gratuito pelo SUS, tendo somente 19 cidades em todo o Brasil que realizam o procedimento.

Portanto, o primeiro passo é verificar se sua cidade de residência realiza o procedimento. Você pode consultar a lista completa através do site do Ministério da Saúde.

Você deverá se dirigir a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, manifestar o interesse em realizar o implante dentário gratuito pelo SUS e passar por uma avaliação pelo médico do Posto de Saúde.

Se houver necessidade você será redirecionado para um especialista e essa consulta pode levar de 30 a 90 dias para ser marcada.

Há uma lista de espera e os casos mais prioritários possuem preferência como pessoas que perderam dentes da frente ou correm grave risco de infecção por exemplo.

Quem pode colocar implante dentário gratuito pelo SUS?

Para conseguir o seu implante dentário gratuito pelo SUS, você deverá passar pela avaliação inicial explicada anteriormente e deve ter alguns pré-requisitos como: ser maior de idade, ter boas condições periodontais, ter espaço protético adequado, oclusão adequada e não possuir doenças sistêmicas.

O paciente pode receber até no máximo 6 dentes de uma vez. Caso haja a necessidade de mais implantes é necessário esperar mais dois anos para dar entrada no serviço novamente. 

Written by noticianoponto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aplicativos para deixar fotos careca

Aplicativos para deixar fotos careca e se divertir com amigos!

Programa Vale Gás em SP: Veja Onde e Como se Inscrever