in

Aplicativo para medir pressão arterial

aplicativos para medir a sua pressão arterial
aplicativos para medir a sua pressão arterial

A tecnologia está em grande desenvolvimento constantemente, assim, trazendo melhorias para auxiliar e facilitar no processo de monitoramento de saúde. Com a pandemia do Covid-19 é cada vez mais comum, e coerente, permanecer em casa e só sair por questões de urgência. 

Por isso, atrelando as tecnologias ao nosso dia a dia às questões de saúde, alguns aplicativos surgiram com o intuito de monitorar a pressão arterial das pessoas. Infelizmente, a hipertensão afeta grande parte da população mundial. 

Todavia, a tecnologia pode ser uma grande aliada para manter a saúde da população e por consequência evitar problemas cardíacos.

Acompanhe o artigo para descobrir 4 aplicativos que vão tornar possível medir a sua pressão arterial em casa, ou em qualquer outro lugar, bem como entender um pouco mais sobre o que é pressão arterial e sua importância.

O que, afinal, é pressão arterial?

A expressão pressão arterial refere-se à pressão exercida pelo sangue contra a parede interna das artérias durante sua passagem. Essa força é definida pelos batimentos do coração, órgão responsável por bombear o sangue para todo o nosso corpo. 

A pressão arterial bem como a de todo o sistema circulatório encontra-se normalmente um pouco acima da pressão atmosférica, sendo a diferença de pressões responsável por manter as artérias e demais vasos não colapsados.

É possível realizar a medição da pressão arterial que, quando apresenta valores alterados, pode resultar em problemas como a hipertensão. Na prática, a pressão arterial é composta pela pressão sistólica e pela pressão diastólica. Sendo elas:

  • Pressão sistólica é a pressão de quando o sangue é bombeado, marca a contração do músculo cardíaco;
  • Pressão diastólica é de quando o coração relaxa entre os batimentos, em que os vasos permanecem abertos para o sangue passar.

Os valores são medidos em milímetros de mercúrio. O mmHg é uma unidade de medida convencionada há tempos. O normal é que esteja com 120/80 mmHg ou, popularmente, 12 por 8. Os valores podem variar conforme a idade, por exemplo. 

Ou até mesmo conforme o estilo de vida da pessoa. Além disso, pessoas com problemas renais ou diabéticas devem se preocupar em manter a pressão abaixo de 130/80 mmHg. Quando o valor atinge 140/90mmHg, a pessoa é considerada hipertensa.

Cuidados antes de medir a sua pressão arterial

Algumas recomendações são imprescindíveis antes de medir a pressão são fundamentais, pois podem influenciar nos números, levando a falsos resultados. Por isso, lembre-se sempre de seguir este passo a passo, no momento de aferir a pressão arterial em casa.

  1. Sente-se
    Posicione-se sentado, de maneira ereta, em uma cadeira ou cama, de modo que as pernas formem um ângulo de 90 graus;
  2. Mantenha-se relaxado
    Enquanto o dispositivo aferre sua pressão para fazer a medição, procure-se manter relaxado, sem se movimentar e respirando calmamente.
  3. Fique atento aos resultados
    Os resultados devem aparecer na tela do seu dispositivo. O primeiro número é o que indica a pressão sistólica, ou seja, quando o coração faz a força imediata para o sangue percorrer o corpo, também chamada de pressão máxima. O segundo número representa a pressão diastólica, também chamada de pressão mínima. 

Aplicativos que vão te ajudar a medir sua pressão arterial em casa

Health Mate

O aplicativo Health Mate não é utilizado somente para medir pressão. Ele busca cuidar de toda a saúde do usuário. Ajuda na perda de peso, controla as noites de sono, a pressão e ajuda a se exercitar mais.

Tem diversas funções que otimizam a utilização do mesmo. Possui funcionalidades que incluem ajuda com o controle de peso e o medidor de pressão para medir a pressão quando necessário.

iCare

O iCare mede a pressão arterial pressionando um dedo na tela e outro na câmera por alguns segundos. Ele também mede frequência cardíaca, visão, audição, capacidade pulmonar, daltonismo e frequência respiratória.

Também possui medidor de passos. É sempre importante mantermos hábitos saudáveis e não descuidar da saúde para não termos problemas futuros, assim como é importante estar sempre alerta a sua pressão e afins.

BP Monitor App

O aplicativo BP Monitor App é utilizado para medir a pressão arterial sistólica e diastólica, além da taxa de pulso.

Como já mencionado anteriormente, a pressão sistólica, ou máxima, é aquela que marca a contração do músculo cardíaco, quando ele bombeia sangue para o corpo. A diastólica, por sua vez, é a do momento de repouso, em que os vasos permanecem abertos para o sangue passar.

Pressão Arterial (bpresso)

Disponível no Android, o aplicativo te ajuda a coletar e analisar suas medições e todas as atividades relacionadas, como frequência cardíaca, medicamentos, exercícios e peso.

O diferencial desse aplicativo são a geração de gráficos e estatísticas permitem que você acompanhe os resultados e monitore continuamente sua pressão arterial. O aplicativo é usado apenas para registrar valores de medição de pressão arterial e parâmetros relacionados.

Considerações finais

Por mais que tenhamos a tecnologia para nos ajudar a monitorar doenças cardíacas, não podemos deixar de evita-las.

É sempre importante mantermos hábitos saudáveis e não descuidar da saúde para não termos problemas futuros.

Os hábitos saudáveis vão desde a prática de atividades e exercícios físicos, até a busca por uma alimentação correta e adequada ao seu organismo. 

Também vale ressaltar que os aplicativos não substituem a consulta de um médico especializado.

A procura por um médico para a realização de exames periódicos deve ser um costume recorrente não só para pessoas com problemas de saúde, como também para que possui tendência a tê-los, de acordo com o histórico familiar.

Written by noticianoponto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja como funciona os aplicativos que simulam barbas

Veja como funciona os aplicativos que simulam barbas

aplicativo ampa

Aplicativo AMPA para monitorar pressão arterial: Veja como funciona