Anúncios

in

Como consultar o Renavam usando a placa do seu carro

consultar renavam
consultar renavam
Anúncios

Fazer a consulta de um veículo é uma boa forma de conseguir a antecipação e resolver as possíveis pendências que estão relacionadas ao automóvel.

No entanto, não são todos os condutores que entendem como é feito esse procedimento.

Você sabe qual é a função do emplacamento de veículo? Ou, quais informações você pode adquirir por meio da placa do veículo?

Anúncios

Para muitas pessoas que estão procurando adquirir um veículo, consultar o Renavam pela placa poderá te ajudar a evitar uma série de problemas, como débitos e multas.

Se você deseja saber como fazer essa verificação continue acompanhando a leitura deste artigo e você poderá também consultar o Renavam do seu carro utilizando apenas o número da placa.

Para que serve a placa do veículo?

Em nosso país, existe uma determinação para todos os veículos automotores, sejam carros, caminhões, motos, ônibus, entre outros, todos eles devem ser emplacados.

O emplacamento de um veículo é um método para identificação do veículo e ser registrado no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Anúncios

O órgão que fica responsável para fazer o registro e efetuar a distribuição das sequências a serem mostradas nas placas dos veículos é o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Todo veículo possui a sequência de numeração diferente em todo país e a numeração não pode ser distribuída a outro automóvel mesmo após o veículo receber baixa.

De certa forma, essa placa funciona da mesma forma que o seu CPF, RG, mas do veículo: pessoal, único, intransferível e reconhecido em todo o país.

Atualmente, o tipo de emplacamento utilizado mostra diversas informações a respeito do veículo e permite que os órgãos o reconheçam caso seja preciso multá-lo por algum motivo, por exemplo.

O que é e para que serve o Renavam?

O Renavam é um dos registros que seu automóvel, o nome Renavam significa Registro Nacional de Veículos Automotores. Por ele é mostrado todos os cadastros de automóveis realizados no Detran.

Ele possui muita utilidade para que aquelas pessoas que estão pensando em adquirir um carro usado ou seminovo possam verificar se existe alguma pendência naquele veículo. 

Pesquisar a procedência do veículo em que você está interessado é muito importante para não ter nenhuma dor de cabeça ou surpresas desagradáveis após efetuar a compra

Como fazer a consulta do Renavam?

Para consultar Renavam, é necessário acessar o site do Detran de sua região e responder o formulário com os dados que foram perdidos.

Vale ressaltar que apenas o proprietário do veículo pode conseguir ter acesso e responder às perguntas solicitadas.

Sem contar que, é preciso acessar o site, informar os dados relacionados ao veículo e em seguida clicar na opção “Consultar” para conseguir acessar todas as informações do Renavam. 

Este recurso é bastante utilizado por proprietários de veículos para fazer a verificação se existem multas e pendências a serem pagas.

Aquelas pessoas que moram no Rio de Janeiro, por exemplo, podem acessar o site DETRAN-RJ, efetuar um quadrado rápido e consultar o Renavam, sobre as informações relacionadas a seu veículo.

Ao consultar Renavam através da placa do automóvel, você pode também fazer a emissão de taxas de pagamento do IPVA e o licenciamento do DPVAT.

Depois de se cadastrar no site, você só precisa informar os dados da placa do seu veículo para efetuar consulta do Renavam e verificar cada informação relacionada a sua moto ou carro.

Se você procura mais informações relacionadas a consulta do Renavam através da numeração da placa, procure o site do Detran de sua região ou entre em contato com o departamento através de contato telefônico.

Também é possível entrar em contato com o Detran de sua região para checar o Renavam utilizando apenas a placa do seu carro. 

Veja abaixo o passo a passo de como você pode fazer esse procedimento através da internet:

  • Acesse o site oficial do DETRAN do seu estado;
  • Procure no site a opção “Consulta RENAVAM”;
  • Clique na opção de consulta pela placa;
  • Informe o número da placa;
  • Depois clique em “Consultar”.

Como fazer a  consulta do Renavam pelo Chassi?

O modo de consultar Renavam pelo Chassi pode variar conforme o estado que se encontra o veículo, nem tanto essa verificação costuma a ser feita da seguinte forma: você deve acessar o site do Detran do seu estado e clicar em “veículos”.

Depois disso, clique na opção “Consulta foi Renavam pelo Chassi”, após fazer isso você deve inserir o número do Chassi do automóvel e clicar em “Consultar”, e pronto, já poderá verificar o Renavam.

Anúncios

Written by adminserver

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Aplicativos para deixar fotos careca

Aplicativos para deixar fotos careca e se divertir com amigos!

Veja como funciona os aplicativos que simulam barbas

Veja como funciona os aplicativos que simulam barbas